Memória e som: o nascimento de Impossível Esquecer

Mote em apresentação de "Impossível Esquecer" - 21 de maio de 2025.

O ciclo de 2025 no Mote – Núcleo de Teatro Musicado foi enriquecedor e produtivo. Esta semana, compartilho com alegria o lançamento do caderno de dramaturgia e partituras de "Impossível Esquecer", um trabalho que nasceu nos ensaios no LabMuS (UFT) e ganhou vida nas vozes de acadêmicos e da comunidade.

O material está disponível no repositório eduCAPES por meio deste link.


Reprodução da capa do caderno de dramaturgia e partituras "Impossível Esquecer"

Este material é o registro de uma investigação sobre a relação das pessoas com a natureza e o espaço em duas cidades. Da poesia urbana de Palmas à ancestralidade em versos de Natividade, a peça foi construída como um mosaico de memórias.

O que você encontrará no material:

  • A dramaturgia completa dividida em duas partes e onze cenas;
  • Letras e partituras de linha de voz integradas ao texto;
  • Um apêndice com arranjos instrumentais completos para futuras montagens;
  • Algumas imagens para ilustrar um processo que uniu ensino, pesquisa e extensão.

Disponibilizar este material é uma forma de garantir que os encontros que tivemos na sala de ensaio e nos locais que a peça foi apresentada continuem ecoando. Que estas páginas sirvam de inspiração para outros grupos de teatro, pesquisadores da cena e para todos que acreditam que a universidade deve ser, antes de tudo, um espaço de construção comum.

Deixo aqui também o link de um registro em áudio da apresentação da peça no Laboratório de Encenação da UFT (evento Sala Aberta) em dezembro de 2025.


Comentários