Mimetismo

OCriS PODCAST - Temporada 2023 - Episódio 7

Experimento sonoro colaborativo presencial realizado no dia 25 de abril de 2023, no Laboratório de Música e Sonoplastia, localizado no bloco B, sala 07, da UFT Palmas.

Participações: Andrey Tamarozzi, Hudson Ralf, Jennifer Miranda, João Carlos Parente, Whisllay Jr.

Direção: Heitor Martins Oliveira 


Diário de bordo

Ao discutir o experimento anterior, intitulado Mas quando já, o principal destaque foi a apreciação do quanto a estrutura da gravação é clara, apresentando momentos bem definidos, pausas, contrastes e solos bem perceptíveis.

O início simultâneo é diferente da tendência quase inevitável à construção cumulativa dos demais experimentos.

O clima de brincadeira que se instaurou durante a sessão de improvisação abriu espaço para algumas imitações sonoras, como de sons de animais, que serviram como gancho para o experimento dessa semana.


Experimento da semana


Imagem mimeticamente ilustrativa

Para desenvolver o experimento da semana, foi abordado o modelo de ação sonora imitação, caracterizado pela intenção de imitar e pela atitude de mimetismo. A ação sonora de imitação ativa a dimensão da escuta reduzida, exigindo foco sobre as características e parâmetros sonoros do objeto da imitação. Para desenvolvimento da ação sonora de imitação, pode-se ter como referência um som presente no ambiente ou imaginado pelo participante. 

Um ponto curioso sobre este modelo de ação sonora é que o mimetismo fundamenta-se na capacidade de imitar. Entretanto, seu objetivo, muitas vezes, é de ocultação ou decepção. Assim, na prática da SomAção, o modelo de ação sonora imitação parte da possibilidade mais intuitiva de imitar vocalmente ou corporalmente sons produzidos por animais ou objetos, porém explora outras possibilidade da intenção imitativa ao associá-la a condições limitantes como, por exemplo, uma fonte sonora que quase não permite a reprodução de alguns dos parâmetros do som que está sendo imitado.

Outra questão que foi discutida no encontro e teve relevância para a configuração do experimento é a questão da variabilidade de fontes sonoras utilizadas ao longo dos processos de exploração do grupo. Por isso, nessa semana, optamos por dar muita ênfase ao assovio como uma fonte sonora, além de instrumentos percussivos.

O experimento foi roteirizado da seguinte maneira: em círculo, próximos ao gravador, os participantes poderiam produzir qualquer tipo de ação sonora, desde que com assovio. Cada participante tinha acesso a um instrumento de percussão que poderia utilizar apenas por meio da ação sonora de imitação de algum som de referência imaginado pelo próprio participante. Ao considerar concluída sua utilização do instrumento, o participante deveria depositá-lo no centro do círculo. Quando todos já tivessem depositado seu instrumento, o experimento se encaminharia para sua conclusão.

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