OCriS PODCAST - Temporada 2023 - Episódio 5
Experimento sonoro colaborativo presencial realizado no dia 11 de abril de 2023, no Laboratório de Música e Sonoplastia, localizado no bloco B, sala 07, da UFT Palmas.
Participações: Andrey Tamarozzi, Hudson Ralf, João Carlos Parente, Whisllay Jr.
Direção: Heitor Martins Oliveira
Diário de bordo
Dicutimos que a exploração do modelo de ação sonora ostinato vocal no experimento da semana anterior, Raquel, um toque de magia, proporcionou a criação de planos sonoros e o estudo de uma maneira de introduzir mais pausas, em forma de interrupção brusca. Notamos a necessidade de explorar outras maneiras e intencionalidades para pausas individuais e coletivas nas sessões de improvisação.
Constatamos que o resultado do experimento foi bastante agradável e musical, embora pareça mais agradável de realizar do que de ouvir posteriormente.
A estrutura de quase todo o experimento se caracterizou pelo acúmulo gradativo de vozes e sonoridades, seguido da interrupção brusca e repentina.
Imagem sarcasticamente ilustrativa. |
Experimento da semana
Para esta semana, trabalhamos com o modelo de interação sonora solo. A escolha de abordar esse elemento neste momento se deve à necessidade de aprofundar as possibilidades de escuta e de construção de diferentes texturas e relações sonoras no decorrer das improvisações.
Tendo como base a referência das práticas musicais, o solo pode ser entendido como uma performance de uma única pessoa e/ou como uma relação de equilíbrio sonoro na qual a sonoridade produzida por uma pessoa está claramente em primeiro plano na comparação com os demais elementos sonoros.
Para o desenvolvimento do experimento, ficou definido um local para realização do solo. Assim, cada participante deveria passar uma vez por esse posto, antes que a sessão de improvisação fosse concluída. Não foram definidos modelos de ação sonora específicos para que as relações de escuta fossem privilegiadas e o foco da improvisação se voltasse ao equilíbrio sonoro e sua diferenciação entre os momentos de solo e os demais momentos.
Comentários
Postar um comentário