Chuva gotejada

Experimento sonoro colaborativo presencial realizado no dia 26 de setembro de 2025, no Laboratório de Música e Sonoplastia, localizado no Complexo Laboratorial de Teatro, da UFT Palmas.

Poema: Marcial Asevedo

Participações: Heitor Martins Oliveira, Thaíse Nardim, Bruno Marcell Paiva Costa, Cláudio Romário Montanari Antunes, Leomar Silva Pacheco, Marina Augusta Kamei Melo.



Este experimento foi realizado com estudantes da primeira turma do Mestrado Profissional em Artes da UFT, na disciplina Tópicos em Práticas Artísticas: Tecnologia e Inovação. O objetivo da atividade era experienciar e discutir a relação entre o processo criativo sonoro e o uso de tecnologias de gravação, especificamente o software do tipo DAW. Durante todo o processo, a tela do programa era projetada para todos acompanharem as etapas e ações realizadas no dispositivo.


Imagem empilhadamente ilustrativa.

  • Na primeira parte, foi realizada uma improvisação sonora inspirada no poema "chuva gotejada" de Marcial Asevedo. A gravação desta parte foi realizada por meio de um gravador com microfones condensadores, de captação ambiente, sem nenhuma interferência no posicionamento ou forma de sincronização da performance. Ou seja, a primeira parte se caracterizou como improvisação livre registrada de forma documental. O arquivo gerado pelo gravador foi, posteriormente, transferido para a DAW.
  • Na segunda parte, foi feita a captação das vozes declamando o poema. Neste caso, as pessoas precisavam utilizar fone de ouvido e se posicionar próximas a outro microfone, de tipo dinâmico. Cada voz foi registrada como um clipe de áudio independente para posterior processamento e edição. 
  • Na terceira parte, foi usado o mesmo modo de gravação anterior, porém as pessoas deveriam executar linhas rítmicas em instrumentos de percussão, obedecendo ao pulso (metrônomo) gerado pela DAW. Cada linha rítmica foi registrada como um clipe de áudio independente para posterior processamento e edição. 
  • Na terceira parte, um dos estudantes, improvisou uma linha melódica em teclado controlador MIDI. Sua execução foi registrada como um clipe MIDI para posterior processamento e edição.
  • Por fim, foi feita a edição que é apresentada no podcast.

Comentários