Oitavo episódio com apresentação de experimentos da Orquestra Insólita, grupo de improvisação musical livre que nasce da parceria entre a Oficina de Criatividade Sonora, projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins coordenado por Heitor Martins Oliveira, e a Fundação Cultural de Palmas, através do curso livre de Teoria e Criação Musical, ministrado por Leonardo Luigi Perotto.
![]() |
Bernardo Felix e Heitor Martins Oliveira no Encontro da Orquestra Insólita, em 16 de setembro de 2025. |
No encontro de 16 de setembro de 2025, após assistir vídeos com obras de Georges Aperghis e Mark Applebaum como referência de propostas musicais que incluem uma abordagem gestual, exploramos o modelo de ação sonora Construção Progressiva e o modelo de interação sonora Diálogo.
Para organização do experimento, foi organizado um roteiro no qual, após realizar esses modelos, os participantes se dirigiam a um espaço pré-determinado e iam se juntando em Burburinho, sendo este o momento final.
Na ocasião também foram colhidos depoimentos, em que os participantes relatam suas estratégias, dúvidas e impressões durante a realização do experimento.
Gravações realizadas na Sala 05 do Centro de Criatividade, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, com a participação de: Bernardo Felix de Araújo Cunha, Gabriela Pimentel Barreto, Heitor Martins Oliveira, João Carlos Parente Costa, Luciana Pugliese da Silva e Maria Lúcia Fernandes Rocha.
Comentários
Postar um comentário