Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins apresentam: Oficina de Criatividade Sonora, projeto realizado com produção executiva da Produza Marketing Cultural e com recursos da Lei Complementar n. 195/2022.
Este é o terceiro e último episódio em uma série de três, que apresentam resultados das práticas criativas coletivas realizadas ao longo das ações de intercâmbio da OCriS com espaços de formação musical.
![]() |
Porto Nacional, 29 de junho de 2024: intercâmbio OCriS/Tambores do Tocantins |
Neste intercâmbio com os Tambores do Tocantins, realizado no dia 29 de junho de 2024 em Porto Nacional, trabalhamos com os seguintes modelos de ação sonora:
- Lista: nesse caso, especificamente, uma lista dos timbres diferentes que se poderiam obter de um instrumento.
- Ostinato: repetição de células. No encontro entre OCriS e Tambores do Tocantins, mesclaram-se saberes mais voltados para células rítmicas da cultura popular e regional brasileira e células rítmico-melódicas pensadas a partir de relações entre notas e suas durações.
- Corrente: a continuidade sonora é passada ou tomada de participante a participante. Aqui, tudo que importa é o fluxo. E esse modelo de interação foi fundamental para encontrar formas de diálogo entre as sonoridades tão diversas desse encontro. Praticamos de forma individual e também em grupos.
- Solo: para criar momentos mais suaves e transparentes no experimento final.
Produção: Stella Antunes
Instrumentistas convidados: Bárbara Peixe Boi, Diogo Goltara, Mira Benvenuto e Ruiter Castro
Bolsista: Ideglan Coelho Santos e Santos
Direção artística: Heitor Martins Oliveira
Mestre da cultura popular responsável pelo projeto Tambores do Tocantins: Márcio Bello
Comentários
Postar um comentário