Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins apresentam: Oficina de Criatividade Sonora, projeto realizado com produção executiva da Produza Marketing Cultural e com recursos da Lei Complementar n. 195/2022.
Este é o segundo episódio em uma série de três, que apresentam resultados das práticas criativas coletivas realizadas ao longo das ações de intercâmbio da OCriS com espaços de formação musical.
![]() |
Paraíso do Tocantins, 22 de junho de 2024: intercâmbio OCriS/Orquestra Granada |
Neste intercâmbio com a Orquestra Granada, realizado no dia 22 de junho de 2024 em Paraíso do Tocantins, trabalhamos com os seguintes modelos de ação sonora:
- Sustentação: em que se procura levar a duração de um som até o limite permitido pela fonte sonora. Considerando a diversidade de instrumentos e os saberes dos participantes da atividade, foi possível criar texturas incríveis só a partir dessa ação.
- Ostinatos: repetição de padrões rítmicos ou rítmico-melódicos. A sobreposição de ostinatos é um interessante exercício de sintonia coletiva e tendem a produzir texturas de intenso arrasto rítmico. A sucessão de diferentes segmentos sonoros produzidos coletivamente a partir desse princípio se assemelha a uma experiência de ouvir o rádio trocando rapidamente de estações.
- Solo: no qual um participante vem momentaneamente para o primeiro plano. O que ele executa é totalmente livre e o jogo está na diferenciação dos papéis. O acompanhamento continuava a ser construído (advinhem!) com sustentações e ostinatos.
Produção: Stella Antunes
Instrumentistas convidados: Bárbara Peixe Boi, Diogo Goltara, Mira Benvenuto e Ruiter Castro
Bolsista: Ideglan Coelho Santos e Santos
Direção artística: Heitor Martins Oliveira
Professora responsável pela Orquestra Granada: Dorinha Brandalise
Comentários
Postar um comentário