Orquestra Insólita #7

Sétimo episódio com apresentação de experimentos da Orquestra Insólita, grupo de improvisação musical livre que nasce da parceria entre a Oficina de Criatividade Sonora, projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins coordenado por Heitor Martins Oliveira, e a Fundação Cultural de Palmas, através do curso livre de Teoria e Criação Musical, ministrado por Leonardo Luigi Perotto.

Sabino Sá e Heitor Martins Oliveira no encontro da Orquestra Insólita em 09 de setembro de 2025.

No encontro de 09 de setembro de 2025, após assistir o filme Music for one apartment and six drummers como referência para propostas percussivas com objetos cotidianos, exploramos o modelo de interação sonora Empilhamento, em que os participantes entram gradativamente, criando uma textura com diversas camadas, nesse caso, rítmicas.

Em seguida, para organização do experimento, foi proposto um enquadramento em forma de um pequeno Percurso, em três áreas da sala. Em cada área, estava disponível um conjunto diferente de fontes sonoras. Mudava também, gradativamente, a distância do gravador que captava as sonoridades produzidas.

Experimento n. 13

A gravação foi realizada na Sala 05 do Centro de Criatividade, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, com a participação de: Bernardo Felix de Araújo Cunha, Fernando Lima Rodrigues, Heitor Martins Oliveira, Gabriela Pimentel Barreto, Guilherme Rodrigues Araujo do Nascimento, João Carlos Parente Costa, Leonardo Luigi Perotto, Luciana Pugliese da Silva, Luísa de Souza Batista, Sabino Sá e Thaise Nardim


Comentários