Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins apresentam: Oficina de Criatividade Sonora, projeto realizado com produção executiva da Produza Marketing Cultural e com recursos da Lei Complementar n. 195/2022.
Este é o terceiro e último episódio em uma série de três, que apresentam resultados das práticas criativas coletivas realizadas ao longo das ações de intercâmbio da OCriS com espaços de formação musical.
Porto Nacional, 29 de junho de 2024: intercâmbio OCriS/Tambores do Tocantins |
Neste intercâmbio com os Tambores do Tocantins, realizado no dia 29 de junho de 2024 em Porto Nacional, trabalhamos com os seguintes modelos de ação sonora:
- Lista: nesse caso, especificamente, uma lista dos timbres diferentes que se poderiam obter de um instrumento.
- Ostinato: repetição de células. No encontro entre OCriS e Tambores do Tocantins, mesclaram-se saberes mais voltados para células rítmicas da cultura popular e regional brasileira e células rítmico-melódicas pensadas a partir de relações entre notas e suas durações.
- Corrente: a continuidade sonora é passada ou tomada de participante a participante. Aqui, tudo que importa é o fluxo. E esse modelo de interação foi fundamental para encontrar formas de diálogo entre as sonoridades tão diversas desse encontro. Praticamos de forma individual e também em grupos.
- Solo: para criar momentos mais suaves e transparentes no experimento final.
Produção: Stella Antunes
Instrumentistas convidados: Bárbara Peixe Boi, Diogo Goltara, Mira Benvenuto e Ruiter Castro
Bolsista: Ideglan Coelho Santos e Santos
Direção artística: Heitor Martins Oliveira
Mestre da cultura popular responsável pelo projeto Tambores do Tocantins: Márcio Bello
Comentários
Postar um comentário