Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins apresentam: Oficina de Criatividade Sonora, projeto realizado com produção executiva da Produza Marketing Cultural e com recursos da Lei Complementar n. 195/2022.
Este é o segundo episódio em uma série de três, que apresentam resultados das práticas criativas coletivas realizadas ao longo das ações de intercâmbio da OCriS com espaços de formação musical.
Paraíso do Tocantins, 22 de junho de 2024: intercâmbio OCriS/Orquestra Granada |
Neste intercâmbio com a Orquestra Granada, realizado no dia 22 de junho de 2024 em Paraíso do Tocantins, trabalhamos com os seguintes modelos de ação sonora:
- Sustentação: em que se procura levar a duração de um som até o limite permitido pela fonte sonora. Considerando a diversidade de instrumentos e os saberes dos participantes da atividade, foi possível criar texturas incríveis só a partir dessa ação.
- Ostinatos: repetição de padrões rítmicos ou rítmico-melódicos. A sobreposição de ostinatos é um interessante exercício de sintonia coletiva e tendem a produzir texturas de intenso arrasto rítmico. A sucessão de diferentes segmentos sonoros produzidos coletivamente a partir desse princípio se assemelha a uma experiência de ouvir o rádio trocando rapidamente de estações.
- Solo: no qual um participante vem momentaneamente para o primeiro plano. O que ele executa é totalmente livre e o jogo está na diferenciação dos papéis. O acompanhamento continuava a ser construído (advinhem!) com sustentações e ostinatos.
Produção: Stella Antunes
Instrumentistas convidados: Bárbara Peixe Boi, Diogo Goltara, Mira Benvenuto e Ruiter Castro
Bolsista: Ideglan Coelho Santos e Santos
Direção artística: Heitor Martins Oliveira
Professora responsável pela Orquestra Granada: Dorinha Brandalise
Comentários
Postar um comentário