LPG/SECULT 2023 - Projeto Vereda

Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins apresentam: Oficina de Criatividade Sonora, projeto realizado com produção executiva da Produza Marketing Cultural e com recursos da Lei Complementar n. 195/2022.

Este é o primeiro episódio em uma série de três, que apresentam resultados das práticas criativas coletivas realizadas ao longo das ações de intercâmbio da OCriS com espaços de formação musical.


Taquaruçu, 04 de junho de 2024: intercâmbio OCriS/Projeto Vereda

No intercâmbio com o Projeto Vereda, realizado no dia 4 de junho de 2024 em Taquaruçu, trabalhamos com os seguintes modelos de ação ou interação sonora: 

  • Mimetização: imitar um som que o participante tem em sua memória com a fonte sonora que tem em mãos.
  • Corrente: a ação sonora vai passando de cada participante ao próximo. O momento da troca é crucial, devendo cada participante passar para o próximo sem perder a continuidade sonora.
  • Burburinho ou Polirritmia? Todos tocando ao mesmo tempo, mas será que isso é uma confusão ou uma organização coletiva de ostinatos rítmicos ou rítmico-melódicos.
Além disso, foi registrado um trecho de uma canção do repertório do Projeto Vereda e algumas falas sobre as sensações causadas pela vivência. Na edição preparada para o compartilhamento em forma de podcast, alguns elementos foram sobrepostos, misturando a ideia de registro com uma releitura poética do que foi vivenciado no intercâmbio.

Produção executiva: Stella Antunes

Instrumentistas convidados: Bárbara Peixe Boi, Diogo Goltara, Mira Benvenuto e Ruiter Castro 

Bolsista: Ideglan Coelho Santos e Santos

Direção artística: Heitor Martins Oliveira 

Professores responsáveis pelo Projeto Vereda: Diego Britto, Alex Busquets e Aline Reis

Comentários