Experimento sonoro colaborativo realizado no dia 02 de abril de 2024.
Participação remota e assíncrona: Léo Perotto (sons eletrônicos)
Participação presencial no Laboratório de Música e Sonoplastia, localizado no Complexo Laboratorial de Teatro, da UFT Palmas: Ideglan Coelho, Jairo Faria, João Carlos Parente e Larissa Benigno
Direção e edição: Heitor Martins Oliveira
Experimento da semana
Dando continuidade ao estudo da polirritmia no contexto da metodologia SomAção, o desafio dessa semana era explorar como esse modelo de interação sonora emerge no fluxo da experimentação coletiva. Na prática, as tentativas de polirritmia precisam ser negociadas em tempo real e, até que as camadas sonoras estejam relacionadas de maneira específica, essas tentativas se confundem com burburinhos.
Imagem cromaticamente ilustrativa |
Assim, o experimento foi organizado mesclando participações presenciais e uma participação remota. Para os participantes presenciais, estavam disponíveis os modelos de ação sonora audiodescrição, sustentação e aqueles correspondentes às camadas sonoras da polirritmia, ou seja, pulsação, ostinatos e solo de invenção rítmica. A duração do experimento foi delimitada por um timer, programado para 10 minutos. Para a participação remota, Léo Perotto elaborou ostinatos com sons eletrônicos.
Permanece como desafio para o grupo ganhar mais desenvoltura na construção da polirritmia, suas possibilidades internas e de transição com outras formas de organização do fluxo de ações e interações sonoras. Como sempre, o podcast segue documentando os experimentos, as etapas, as tentativas, considerando a relevância destes registros para as reflexões pedagógicas e teóricas relacionadas à proposta.
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