Peludo

OCriS PODCAST - Temporada 2023 - Episódio 3

Experimento sonoro colaborativo presencial realizado no dia 28 de março de 2023, no Laboratório de Música e Sonoplastia, localizado no bloco B, sala 07, da UFT Palmas.

Participações: Hudson Ralf, Jennifer Miranda, João Carlos Parente, Sabino Sá, Thaíse Nardim, Whisllay Jr.

Direção: Heitor Martins Oliveira


Diário de bordo

Ao comentar o experimento da semana anterior, Formiga, o grupo usou adjetivos como divertido, pop, acessível e participativo, no sentido convidar o ouvinte a embarcar também no sempre presente movimento harmônico cíclico.

Ao ter a harmonia como centro de gravidade de todos os demais acontecimentos, a maior dificuldade sentida ao longo da própria sessão de improvisação foi o desenvolvimento de ações vocais divergentes, que escapassem da atração quase irresistível do circular harmônico.

Na escuta posterior, o desenvolvimento de variações em torno do ciclo repetitivo é o aspecto que merece maior destaque, podendo ser entendido como principal aspecto do trabalho de improvisação explorado no experimento.


Imagem excessivamente ilustrativa.

Experimento da semana

Para fomentar o diálogo sobre as possíveis conexões entre a exploração estética do teatro sonoro e as questões educacionais e sociais de acessibilidade e inclusão, essa semana refletimos e experimentamos com o modelo de ação sonora da audiodescrição.

Como em outras instâncias aqui apresentadas, os princípios originais da audiodescrição, idealizados para acessibilidade de pessoas cegas em múltiplas situações, incluindo peças teatrais e produtos audiovisuais, são adaptados para a prática da criação como sonoridades em cena aqui-agora.

Partindo da abordagem funcional, aqui, a audiodescrição escorrega para focos, por vezes, excessivos ou inusitados. Umas vezes, os sentidos semânticos presentes nas descrições menos óbvias estimulam a imaginação. Outras vezes, as vozes faladas se sobrepõem e tornam-se camadas na típica polifonia borbulhante da SomAção.

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