Delírios de uma vida quarentenada

PODCAST OCriS T03Ep13

Uma contra-melodia passeando entre cenas e gêneros musicais.

Delírios de uma vida quarentenada

No primeiro semestre letivo de 2020, concluído tardiamente devido a todo o processo de adaptação das atividades acadêmicas para as medidas preventivas contra a pandemia, o Prof. Gustavo Henrique dirigiu a montagem remota "Delírios de uma vida quarentenada", projeto da turma de estudantes concluintes do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. A parte musical da peça teve uma história em dois momentos.

(No podcast, o diretor Gustavo Henrique comenta o processo de criação da peça, o uso de uma seleção musical na época da montagem original e o processo atual de composição de músicas originais para uma remontagem da peça, que está atualmente em andamento.)


Cena do espetáculo "Delírios de uma vida quarentenada"

Para composição da nova trilha, me deparei com o desafio de me apropriar dos gêneros musicais que eram pertinentes às ambientações culturais exigidas por algumas das cenas. Lancei-me nesse exercício, mas não sem a preocupação, que é característica de meus trabalhos, de construir algum tipo de particularidade e coerência sonora para o projeto. Um dos elementos para isso foi o uso de timbres gerados por meio da síntese eletrônica, ou seja, instrumentos virtuais. 

Entretanto, o elemento que quero destacar nesse episódio, é uma contra-melodia, que vai sendo adaptada para se repetir nas músicas feitas para as cenas de carnavalização, coroação e quadrilha junina. Apesar das diferenças de andamento, clima expressivo, gênero musical e ritmo harmônico, essa linha melódica é reiterada nos arranjos, o que se torna um mecanismo de unidade para a proposta musical do espetáculo. É interessante observar que a repetição não é exata e a melodia passa por sucessivos processos de reescrita, necessários para viabilizar sua reapresentação em novos contextos.

Na versão final das músicas, essas relações talvez fiquem quase imperceptíveis, já que haverá outras camadas sonoras em primeiro plano, além do texto e imagens da peça. Mas quem está ouvindo esse episódio certamente será capaz de reconhecer.

(Gustavo Henrique convida a todos para acompanhar a trajetória do espetáculo "Delírios de uma vida quarentenada".)

E agora, com duração de aproximadamente 4 minutos e 15 segundos, ouçam uma edição de trechos de três músicas compostas para o espetáculo. A montagem destaca a presença da contra-melodia e as transformações que ela sofre: primeiro, com muito suingue no samba (misturado ao funk); depois, com toda a solenidade da coroação e, finalmente, como sustentação harmônica ao embalo frenético da quadrilha junina. 

Participações

Heitor Oliveira (composições e arranjos musicais)

Resultado

Comentários