Delicadeza

PODCAST OCriS T03Ep11

Um exercício de linhas, pontos e adjetivos.

Delicadeza

A preparação vocal para o teatro bebe em várias fontes: o canto, a fonoaudiologia, as poéticas do ator. Na disciplina de Práticas Vocais, que ministro para estudantes da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins, um dos exercícios proposto é construído por meio de partituras gráficas, que mesclam pontos, linhas e adjetivos.

Os pontos e as linhas remetem ao universo da escrita musical, propondo a leitura de contornos de entonação para exploração de recursos vocais de alturas (graves, médios e agudos), articulação e duração. Os adjetivos remetem a jogos nos quais se busca capturar aspectos da sócio-psico-dinâmica vocal. Ou seja, busca-se explorar as sutilezas da expressão vocal que estão incorporadas em nossas vivências culturais e estados emocionais.


Imagem meramente ilustrativa.

Em uma aula recente, começamos a trabalhar com parte de uma dessas partituras. E em um episódio posterior, vou voltar nesse assunto, para apresentar o resultado do trabalho completo com essa partitura. Por hoje, nós vamos ouvir apenas o que resultou desse primeiro exercício, a partir de uma linha reta acompanhada do adjetivo "delicadeza". A princípio, favorecemos uma leitura mais estrita, com sustentação de uma única nota, mas também exploramos pequenas linhas melódicas, sempre entoadas com voz suave e levemente soprosa.

Na edição, o principal critério não é harmônico, mas sim de sobreposição dos sons vocais individuais para construção de uma textura que compõe a partir dos recursos vocais bem específicos explorados no exercício.

Participações

Ana Kamila da Silva, Ana Lucia Rodrigues dos Santos, Ângela Maria Campos, Anna Carolyne de Souza Pacheco, Carolina Galgane Lage Miranda, Fernanda Aires de Araújo, Louis da Silva Cavalcante, Marcio Malta, Maria dos Reis Oliveira Soares, Meire Jane Barcelo da Silva, Natyele Rodrigues Barbosa, Sonheli Telles da Silva (vozes)

Heitor Oliveira (edição)

Resultado


Comentários