PODCAST OCriS T03Ep08
Um piano tranquilo e sonhador.
Estrutura temporal
Uma das dinâmicas propostas na Oficina de Criatividade Sonora tem sido a criação a partir de materiais compartilhados por um dos participantes. No experimento que gera o resultado apresentado nesse episódio, o material inicial é uma base de piano criada por Cleyton Silva.
Na escuta da participante Geizi Gonçalves, o piano "traz tranquilidade e paz, traz conforto e vontade de aprender a tocar instrumentos, além de ser muito sensível." Mas como as contribuições são individuais e independentes, os caminhos que esses experimentos tomam nem sempre são convergentes ou previsíveis.
Imagem meramente ilustrativa |
O princípio de criação sonora que parece mais relevante para comentar o resultado atingido nesse experimento é a ideia de uma estrutura temporal, com início, meio e fim. Uma vez estabelecida, essa estrutura admite múltiplos preenchimentos sonoros, com distintas possibilidades de timbres e intenções expressivas. No resultado que ouviremos a seguir, a estrutura temporal estabelecida pela base de piano é reiterada três vezes: na primeira, ouvimos o próprio piano solo, na segunda um assovio e na terceira, novamente o piano, mas dessa vez acompanhando uma lista de "tons". A duração total é de 5 minutos.
Participações
Cleyton Silva (piano)
Henrique de Moura Machado (assovio e voz)
Heitor Oliveira (edição)
Comentários
Postar um comentário