PODCAST OCriS T03Ep06
Mais um passeio sonoro: som, espaço e afeto.
Som, espaço e afeto
Em um texto que lemos com a turma do Curso de Música EaD da UFT, o compositor brasileiro Paulo Chagas lança mão de uma discussão fenomenológica para apontar um dos fundamentos do fenômeno sonoro e da música: a simultaneidade de eventos sonoros. Na tessitura de diferentes escalas temporais, se entrelaçam: a identificação de sons pontuais, a integração de sons pontuais em gestos sonoros e a compreensão de sequências descritivas/narrativas.
Chagas destaca ainda a relevância do afeto na construção dessa percepção temporal dos sons, apresentando também uma escala em três níveis: a emoção relacionada à percepção de mudanças tonais pontuais; o afeto como uma disposição em uma sequência de ações; o humor como um estado que corresponde à descrição narrativa ao longo do tempo.
Essa abordagem fenomenológica é complementada pela noção de corporalidade. Para compreender a noção de espaço nas experiências sonoras e musicais, é preciso considerar as múltiplas conexões entre corpo, som e escuta. Dessas conexões, surge a possibilidade de falar em espaço sonoro.
Imagem meramente ilustrativa |
Passeio sonoro #3
Por mais que a discussão apresentada por Paulo Chagas seja teoricamente complexa, ela se atualiza em cada experiência de escuta. Para o episódio de hoje, retomei as gravações enviadas pelos estudantes do Curso de Música para refletir sobre a temporalidade, a narratividade, os afetos e a corporalidade das vivências sonoras. Vamos ouvir o som de uma cachoeira que, partindo quase de um ruído branco, é gradativamente filtrado, primeiro ficando mais grave, depois revelando seus componentes rítmicos e texturais. O tempo da escuta aqui é de larga escala, sendo necessário transcorrer minutos para que o processo se complete. Mas antes, paralelamente, surge uma criança brincando. O final é repentino. Nem a cachoeira, nem a brincadeira terminam. É apenas nossa janela de escuta que se fecha. A duração do passeio sonoro de hoje é de quatro minutos.
Participações
Gravações de campo de Diomerson Noel Dallo, Flávio Rogério Rodrigues Rosa e Josilene Silva de Souza Souto
Edição de Heitor Oliveira
Comentários
Postar um comentário