Um grilo, uma fila e muita chuva

PODCAST OCriS T03Ep03

Imagina se você tivesse mais de 120 microfones distribuídos pelo território de todo um estado!

Steven Feld

Em uma atividade proposta para estudantes da Licenciatura em Música EaD da Universidade Federal do Tocantins, solicitei que fizessem gravações com os dispositivos que eles possuem, buscando registrar paisagens sonoras produzidas pelas formas de vida (biofonias), pelos elementos geográficos ou fenômenos climáticos (geofonias) ou pelas pessoas (antropofonias).

O exercício estava fundamentado pela escuta do podcast do Museu de Sons Perdidos, que eu já mencionei no episódio anterior e pela leitura de uma entrevista de Steven Feld, etnomusicólogo com extensa discografia de registros sonoros, de diversas culturas e também do mundo natural.

Na entrevista, Feld propõe a noção de passeio sonoro, que não se refere necessariamente ao deslocamento físico durante a gravação, mas sim ao resultado de uma atitude de escuta e de um trabalho criativo que reconstroi o espaço acústico original de maneira hiper-real ou mesmo surreal. O autor se vale, por um lado, de sua experiência de imersão na cultura Bosavi, que detém saberes ancestrais sobre a escuta da floresta e seus habitantes. Por outro lado, domina o uso de equipamentos de gravação de campo, que permitem a captação de sons muito sutis sem interferência de ruídos.

Feld explica as quatro técnicas principais para produção de gravações de paisagens sonoras: "(1) permanecer no lugar em relação a fontes fixas; (2) permanecer no lugar em relação a fontes móveis; (3) mover-se em relação a fontes fixas; (4) mover-se em relação a fontes móveis.". Seu trabalho criativo consiste em combinar as quatro técnicas para registrar sequências sonoras distintas que são, posteriormente, em estúdio, editadas e mixadas para produzir os passeios sonoros.

Passeio sonoro #1

Ao receber as gravações dos estudantes, não pude deixar de notar a diversidade de perspectivas de escuta que seus áudios carregavam. Mesmo as limitações técnicas dos registros ─ já que a maior parte da turma não tem acesso a equipamentos especializados ─ são significativas, uma vez que situam as pessoas por trás das gravações e a sua realidade. 


Imagem meramente ilustrativa.

Esse será o primeiro de uma série de episódios que vou distribuir ao longo da temporada, editando e mixando alguns dos materiais enviados pelos estudantes, para criar passeios sonoros contemplativos e surreais. No episódio de hoje, o passeio, com a duração de aproximadamente 3 minutos e 45 segundos,  tem como protagonistas um grilo, uma fila e muita chuva.

Participações

Gravações de campo de Alexandre Gomes da Silva, Aline Dias da Silva, Charles Cordeiro Gouvêa e Donizete Pereira da Silva

Edição de Heitor Oliveira

Resultado

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