Plataforma, primeira rodada

PODCAST OCriS T03Ep01

Início de uma nova temporada

Este ano, a Oficina de Criatividade Sonora tem formato um pouco diferente. Além das eventuais chamadas abertas para experimentos sonoros colaborativos e conversas com convidados, contamos agora com um grupo de participantes que se inscreveram para um envolvimento mais contínuo com o projeto. O podcast permanece como principal canal para amplificação das trocas de saberes, registro de experimentos e difusão dos produtos artísticos e pedagógicos do projeto.

Ao longo de 2021, a Oficina vai colaborar na criação de música e sons para cenas teatrais e um documentário curta-metragem, além de desenvolver materiais dos participantes inscritos, considerando seus interesses em cancionismo, música instrumental e narrativas.

Plataforma, primeira rodada

Essa semana, convidei o grupo a uma primeira rodada de exploração de ideias sonoras, rítmicas e harmônicas para a peça de teatro Plataforma achados e perdidos, montagem de formatura do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT. 

A partir dessa provocação, a participante Nívia de Queiroz chamou nossa atenção para o Museu dos Sons Perdidos, iniciativa de registro de paisagens sonoras do português Filipe Lara, que utiliza a tecnologia de gravação como forma de preservar as biofonias, geofonias e antropofonias de sua região. Aliás, o Museu dos Sons Perdidos tem também um podcast, que vale à pena conferir. 

E essa ideia geral de "sons perdidos" está sendo incorporada à concepção sonora da peça de teatro Plataforma achados e perdidos, com uso de áudios de eventos marcantes, como um discurso de Paulo Galo, líder do movimento de entregadores em São Paulo. 


Paulo Galo discursa em manifestação dos entregadores antifascistas em São Paulo.


Voltando-se para o aspecto harmônico, apresentei aos participantes um conjunto de acordes do tipo sus, tríades em que a terça é substituída pela segunda ou pela quarta. Pedi que, nesse primeiro momento, escolhessem apenas um acorde e um andamento para criar uma levada, ostinato ou riff instrumental.

Para concluir esse episódio, apresento uma poética sonora que mescla os elementos explorados essa semana, registrando um estágio em nossa investigação criativa. Os ostinatos de harmonia estática, ouvidos separados e em sobreposição, trazem para esse registro imagens insistentes de contemplação e combatividade que emolduram as falas pré-gravadas. A duração é de aproximadamente três minutos e quarenta e cinco segundos. 

Materiais

Ideias instrumentais de Hugo Samambaia (bandolim), Iago Rocha (guitarra) e Heitor Oliveira (sintetizador)

Fragmentos de um discurso de Paulo Galo

Edição de Heitor Oliveira

Resultado


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