A figura do cantor-cancionista (do inglês singer-songwriter) é bastante comum na música popular urbana desde o século XX. A produção dos cancionistas frequentemente demonstra uma conexão íntima entre proposta estética e expressão pessoal. Mesmo que alguns deles não sejam considerados exímios cantores, suas interpretações das próprias canções continuam a ser respeitadas e apreciadas devido à marca de sua subjetividade. No Brasil, esses artistas têm sido inclusive objeto de importantes estudos acadêmicos (ver, por exemplo, esse livro de Luiz Tatit).
A figura do(a) cantor(a)-compositor(a) tem ganhado espaço também na criação musical contemporânea mais ligada à música de concerto de tradição escrita. Pelo menos é o que se verifica na produção de alguns jovens artistas norte-americanos.
Neste vídeo de Letter to a lover, Gabriel Kahane, compositor-cantor, se apresenta junto a um quarteto de cordas. Na peça, é possível ouvir a idiossincrasia do artista, em uma escrita que perpassa diálogos estéticos. A performance vocal é expressiva e precisa. A personalidade do artista transparece também em sua postura e apresentação visual.
Caroline Shaw é a outra compositora-cantora cujo trabalho vem ganhando reconhecimento e destaque. No vídeo de By & By ficam evidentes sua escrita harmônica e sua performance singela e cativante.
A figura do(a) cantor(a)-compositor(a) é mais um fenômeno interessante na diversidade da criação musical contemporânea. Demonstra a versatilidade e musicalidade de uma nova geração de criadores capazes de se expressar na escrita e na performance.
Comentários
Postar um comentário