Da trilha à canção


Durante a visita da equipe de Comunicação que gera a matéria sobre a Oficina de Criatividade Sonora o portal da UFT, realizada no encontro de 14 de dezembro de 2018, comecei a trabalhar com Gerlândio na gravação de linhas vocais sobre material instrumental elaborado originalmente como trilha sonora de um experimento cênico do coletivo Agulha Cenas, chamado de mindcloud. Abaixo um trecho do material original (a trilha completa tinha cerca de 11 minutos):



Além dos vocais, a captação também envolveu a participação de Fabrício Ferreira como percussionista.

Após o recesso, retomamos o material gravado, realizando uma edição e mixagem. Chamei essa nova versão, concluída no encontro de 25 de janeiro de 2019, de mindcloud radio edit.



Para Gerlândio, "o trabalho com a edição de áudio depois [de] vários dias deu para ter uma visão do trabalho realizado anteriormente e pude perceber notas feias, fora do tom". De fato, o trabalho de edição incluiu uma seleção do material original. Observei que, em alguns trechos, Gerlândio reagia com certo atraso às mudanças harmônicas. Outra questão a ser tratada eram os cruzamentos e redundâncias entre as diferentes linhas vocais gravadas.

Assim, a versão foi construída em duas etapas: 1- análise e seleção das linhas vocais; 2- definição da forma dessa versão reduzida da música, com edição e mixagem dos vocais e das percussões.

No mesmo dia, lancei o desafio de criar uma linha vocal solo e com letra. Começamos a trabalhar, ensaiando com acompanhamento de teclado para maior compreensão das frases e dos encadeamentos de acordes. "Houve uma grande percepção depois que as notas ficaram mais claras e a composição foi bem interessante", registrou Gerlândio. A escolha das palavras e a construção da linha melódica foram realizadas em parceria.

Retomamos o projeto e realizamos a gravação da linha vocal solo no encontro do dia 15 de fevereiro de 2019. A versão resultante foi chamada de mindcloud song.



O caminho de uma trilha de experimento cênico à canção foi relativamente tortuoso, mas favorece a compreensão dos elementos da linguagem musical, sua flexibilidade e possibilidades de recombinação e variações. Como afirmou Gerlândio, a possibilidade de "ver que boa parte poderia ser modificada!"

Comentários