Trio "Os 12 Macacos" no Villa-Lobos Festival

Hoje, o meu trio para clarineta, violoncelo e piano que recebeu o subtítulo "Os 12 Macacos" fez parte de um dos programas apresentado no fantástico festival Villa-Lobos de música de câmara, em Los Angeles.



O festival, em sua quinta edição anual, visa levar a música de câmara latino-americana ao público do sul da Califórnia. No programa desta noite, os músicos Rose Chen (piano), Karl Pasch (clarineta) e Lars Hoefs (cello) interpretam também obras de Hercules Gomes, Ernani Aguiar e Astor Piazzolla. Aliás, em referência às quatro estações portenhas do mestre argentino e à minha peça, o programa foi denominado "Four seasons, twelve monkeys".

Se na superfície, esse trio, escrito em 2002, soa e se performa de maneira distinta dos meus trabalhos mais recentes, determinados impulsos para formulação de figurações e estruturas harmônicas deixam transperecer uma mesma personalidade criativa. A opção por usar formas clássicas, naquele momento, era relevante para o material da peça e para o desenvolvimento da minha escrita, notadamente na sustentação de um mesmo material, dando-lhe desdobramentos e continuidades.

Enfim, uma peça de vários anos atrás que continua me surpreendendo pela capacidade de cativar intérpretes e gerar oportunidades para meu trabalho ser ouvido.

Comentários