"Desenvolvimento da percepção das vozes da harmonia"

Espaço de trabalho da Oficina de Criatividade Sonora na sala 7 do bloco B, UFT-Palmas

Em encontros nos dias 28 de setembro e 9 de novembro de 2018, explorei juntamente com o estudante Gerlandio Pereira de Morais possibilidades da criação vocal harmônica em mídia fixa.

Nas primeiras conversas, ficou claro o interesse do Gerlandio pela expressão vocal. Ele traz um conhecimento intuitivo de referências vocais do canto lírico, interesse pelas sonoridades vocais e instrumentais sustentadas e experiências de exploração da reverberação acústica de sua voz em diferentes ambientes.

Como primeiro exercício, experimentamos gravar, com playback, uma interpretação de Gerlandio para a ária "O mio babbino caro", de Puccini. Originalmente um lamento da personagem Lauretta na ópera Gianni Schichi, o número se popularizou como canção lírica após gravações das mais importantes sopranos do século XX e, ainda mais, como artefato independente na era da internet.

Recorrendo ao seu conhecimento auditivo da canção, Gerlandio grava a primeira voz, depois improvisa uma segunda voz. Pelo menos uma harmonização que ele experimenta não corresponde aos acordes da orquestração. Deste "erro", abre-se uma janela de recriação. Após várias tentativas e edições realizadas por mim em consenso com Gerlandio, a gravação final ficou com quatro vozes em alguns trechos.

Gerlandio registrou como sua principal impressão do exercício, a exploração de um registro mais grave de sua voz, a fim de "envolvê-lo na harmonia musical" e no "desenvolvimento da percepção das vozes da harmonia". Ouvindo a gravação semanas mais tarde, comentou que se lembrava exatamente o que havia feito e que imaginava que poderia seguir criando, de repente, com sílabas neutras, ao invés de utilizar o texto da canção em blocos.



No encontro posterior, propus trabalhar, a partir de uma base harmônica de sons eletrônicos, uma criação vocal em camadas. Assim, foi criada uma trilha com drone em C, contendo um trecho com arpejo programado em Csus9.

O exercício foi realizado em duas etapas. Na primeira, Gerlandio ouvia apenas o drone, tendo criado três linhas vocais. Em seguida, foi adicionado ao retorno o arpejo. Nessa segunda etapa, após debater e ajustar o timbre e o andamento do próprio arpejo, Gerlandio gravou mais quatro linhas vocais, de caráter comparativamente mais rítmico. As linhas vocais foram editadas, com exclusão de alguns trechos.

Para o Gerlandio: "Ao final da criação tudo aparetemente é fácil. No início há uma dificuldade em saber o que você vai sugerir. E para quem (no caso eu) aprendeu com harmonia, no momento que não é ou não aparenta ser harmônico então há uma dificuldade maior".

Parece-me que Gerlandio se refere à diferença entre o ambiente harmônico estabelecido nas linhas vocais criadas para o drone e o arpejo de Csus9. Se essa diferença gerou certa dificuldade e necessidade de edições entre os materiais da primeira e da segunda etapa do exercício, proporcionou, por outro lado, uma interessante diversidade sonora dentro do resultado final.

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