O projeto Coletivo N-S-L-O: colaboração compositor-intérpretes na criação musical contemporânea, proposto por mim, está entre os selecionados.
A proposta vai proporcionar a colaboração com 4 músicos que conheci em Porto Alegre, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Gina Arantxa (flautista, Cali-Colômbia), Renan Simões e Sabrina Souza (violonistas, Mossoró-Rio Grande do Norte) e Dario Rodrigues Silva (pianista, Ribeirão Preto-São Paulo). O objetivo artístico é a criação gradativa de um repertório original baseado na interação, no potencial expressivo e em experiências compartilhadas pelos músicos.
A execução do projeto, distribuída ao longo de 24 meses, será concretizada em cinco viagens do coletivo, com realização de concertos e atividades de formação e intercâmbio nas cidades de origem (ou atuação profissional) dos seus integrantes. Palmas receberá a etapa final do projeto, prevista para agosto de 2020.
A proposta criativa do coletivo está inserida no diálogo com a música de concerto pós-1960. Caracteriza-se pela exploração de certas potencialidades estéticas da situação de concerto, tais como a interação com o público e a inserção de elementos visuais e gestuais no roteiro das peças musicais. Esse projeto composicional caracteriza peças que eu já produzi com a colaboração de membros do coletivo: As Gerações dos Mortais Assemelham-se às Folhas das Árvores, com o pianista Dario Rodrigues Silva, e I saw them together - I heard them together, com o Trio Capitólio, da flautista Gina Arantxa.
A seleção é um privilégio e uma responsabilidade. Diante da dimensão que o Rumos vem tomando e do cuidado da curadoria, cada projeto contemplado tem o papel de representar o que vem sendo construído na arte brasileira, principalmente em termos de propostas pensadas e desenvolvidas fora dos formatos e circuitos já estabelecidos.
Comentários
Postar um comentário