Oficina de Criatividade Sonora




Veja registros do trabalho desenvolvido na Oficina de Criatividade Sonora da UFT

Informações heitor_oliveira@uft.edu.br

Projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Heitor Oliveira.

A Oficina de Criatividade Sonora da Universidade Federal do Tocantins, câmpus universitário de Palmas, é um espaço de participação cultural com práticas e diálogos em criação sonora colaborativa, resultando em gravações e apresentações artísticas. 

A partir de abril de 2020, o projeto passou a ter o podcast Oficina de Criatividade Sonora como importante meio de registro e difusão de sua produção artística e intercâmbios. Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas agregadoras de podcasts. 

Na OCriS/UFT, os processos artísticos são abordados na perspectiva da construção de conhecimento e de experiências estéticas. A organização e registro das atividades proporciona interface com a pesquisa, por meio de uma marcha contínua de experimentações e reflexões, na qual criações individuais e coletivas são compreendidas no contexto de repertórios, habilidades, técnicas e ferramentas culturalmente compartilhadas.

OCriS/UFT tem elos com os cursos de licenciatura em Teatro e Música (EaD) e com o grupo de pesquisa Observatório das Artes.

As atividades são abertas para a comunidade acadêmica (técnicos, professores e estudantes da UFT) e a comunidade externa (população em geral), com funcionamento em ciclos semestrais. Convidamos especialmente profissionais e estudantes das áreas de música, teatro, dança, artes visuais, comunicação, tecnologia e demais interessados. Os participantes recebem certificado da carga horária e das atividades desenvolvidas.

Abrangência

  • Explorar possibilidades da criação musical e sonora em seus aspectos conceituais e práticos e concretizar propostas criativas individuais e coletivas em partituras, gravações e apresentações artísticas. 
  • Trabalhar em parceria com atividades de ensino e extensão do câmpus de Palmas, gerando repertório para grupos musicais; dando suporte para concepção e realização de trilhas sonoras de cenas, espetáculos, performances, vídeos, programas radiofônicos e outros formatos. 
  • Realizar experimentos e estabelecer parcerias externas para colaboração em criação musical, cênica e audiovisual.

Comentários